O que é demurrage e detention no transporte de contêineres?

No universo do transporte internacional de cargas, especialmente quando falamos de contêineres, dois termos costumam gerar muitas dúvidas: demurrage e detention. Ambos estão relacionados ao tempo de uso do contêiner, mas possuem significados e aplicações distintas. Entender a diferença entre eles é essencial para evitar custos extras e garantir uma operação logística mais eficiente.

Demurrage é a cobrança aplicada quando o importador ou exportador ultrapassa o tempo permitido para retirar o contêiner do terminal portuário após a chegada da carga. Ou seja, o contêiner permanece dentro do porto por mais tempo do que o acordado com a armadora (empresa de navegação). Esse período gratuito é chamado de “free time”, e, uma vez esgotado, começa a contar a demurrage, que é cobrada por dia de atraso.

Já a detention refere-se ao tempo em que o contêiner permanece fora do terminal, após ser retirado, sem que tenha sido devolvido à armadora. Nesse caso, o contêiner está com o cliente, sendo utilizado para a desova ou armazenado em outro local, mas ainda sob responsabilidade do armador. Assim como na demurrage, existe um prazo gratuito, e após esse período, são aplicadas taxas diárias.

Ambas as cobranças servem como forma de compensação pelo uso prolongado do equipamento, que poderia estar sendo utilizado em outras operações. Para evitar prejuízos, é fundamental um bom planejamento logístico, com atenção especial aos prazos de liberação da carga, desembaraço aduaneiro e devolução dos contêineres.

Por fim, compreender e gerenciar bem os prazos de demurrage e detention pode representar uma grande economia para empresas que operam com comércio exterior. A comunicação eficiente entre importadores, exportadores, despachantes e transportadoras é o caminho para manter o fluxo logístico ágil e dentro dos custos previstos.