A cadeia End-to-end é uma das mais importantes ferramentas para acompanhar a movimentação de um processo, já imaginou monitorar a gestão logística da sua empresa de ponta-a-ponta e compreendendo cada parte da cadeia de produção? Essa é exatamente a proposta do conceito da cadeia end-to-end.
A possibilidade de ter uma logística integrada, que pensa no processo produtivo, atrai muitos que trabalham nesse ramo. Mas você sabe o que é uma cadeia de end-to-end? Qual o significado desse conceito e que benefícios pode trazer para a sua empresa? Nos acompanhe agora!
O que é cadeia end-to-end?
No português literal, end-to-end pode ser definido como ponta-a-ponta. Ou seja, é uma estratégia de gestão logística que entende o todo de uma cadeia e aplica conceitos de eficiência em todas as etapas. Traz mais contato entre as áreas responsáveis desde a extração da matéria-prima, produção, distribuição, estoque, transporte, relacionamento com clientes e fornecedores e até o pós-consumo.
O conceito pode parecer bem simples, mas a prática é bem mais complicada. É importante lembrar que construir estratégias ponta-a-ponta na logística vai além de olhar para processos internos de uma empresa ou indústria. Todo esse trabalho também deve envolver processos externos com: fornecedores, prestadores de serviço, clientes, etc.
Por isso é importante fazer com que essas boas práticas passem por toda a cadeia logística para enfim atingir todos os processos. No final, é uma estratégia que traz vantagem competitiva.
Benefícios da cadeia end-to-end
Ter uma cadeia logística traz inúmeros benefícios para uma indústria. Vamos conhecer alguns deles?
Profundo conhecimento sobre o negócio
Entender o processo desde retirada da matéria prima até o consumidor final e pós consumo é uma oportunidade para identificar novas oportunidades. Assim, os gestores podem tomar melhores decisões acerca do negócio e também corrigir rapidamente alguns erros!
Otimizar relações entre parceiros e fornecedores
Com estratégias de ponta-a-ponta, é possível otimizar relações comerciais entre parceiros e fornecedores. O poder competitivo de todos pode aumentar de acordo com as descobertas desse processo, ou mesmo novas oportunidades de negócio.
Melhor eficiência operacional
A partir da integração de informações, processos e pessoas, é possível estabelecer trocas entre unidades de logística. Assim, não há ociosidade de um lado e nem falta do outro! Esse é apenas um exemplo que poderia acontecer em rotas de transporte, gestão de estoque e muito mais.
Reduzir custos operacionais
Os gastos com logística representam cerca de 7,6% da receita líquida das empresas brasileiras. A partir dessa integração, com mais informações e inteligência de negócio, é possível reduzir custos a partir da eficiência!