Carga completa X Carga fracionada

Entenda a diferença e escolha a melhor opção para você.

Carga completa e fracionada são duas modalidades. Mas você sabe as diferenças existentes entre elas? Conhecer as diferenças entre as cargas é essencial na hora de tomar decisões assertivas a respeito do transporte. Redução de custos, maiores benefícios, qualidade no transporte e satisfação do cliente, são fatores que podem ser influenciados pelo tipo de carga selecionado para o trabalho. Vamos entender melhor agora sobre carga completa x carga fracionada. Acompanhe o conteúdo.

CARGA COMPLETA

A carga completa é também conhecida em termos logísticos como: lotação e carga fechadaÉ uma opção de transporte no qual o caminhão é carregado de pedidos de apenas um embarcador. Isso normalmente acontece por conta do grande volume de itens transportados, restrições do cliente no compartilhamento do veículo transportador ou até mesmo na urgência da entrega.

CARGA FRACIONADA

Já a carga fracionada trata de envios pequenos, ou seja, em um caminhão são colocados diversos volumes de diversos clientes, pois sozinhos por exemplo não seriam capazes de ocupar completamente o caminhão.  Nessa modalidade é pago somente o espaço que se utiliza do caminhão. Além da diminuição de outros custos como pedágio. Um único caminhão consegue atender dois ou mais clientes de forma rápida, fazendo a divisão desse espaço durante a viagem.

Na modalidade de carga fracionada, é necessário planejar previamente a rota, pois trata-se de lugares muitas vexes diferentes.

CARGA COMPLETA X CARGA FRACIONADA PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Como já pudemos perceber, as duas modalidades de entrega são bem diferentes. Mas isso não significa que uma seja melhor que a outra, tudo depende da necessidade do cliente, vamos entender melhor as particularidades de ambas.

  • Aplicações: Por conta da quantidade menor de pedidos. A modalidade carga fracionada costuma ser mais utilizadas em negócios B2C (que é quando a empresa vende diretamente para o consumidor final). É um tipo de transporte muito utilizado por e-commerces, pois quem vende pela internet costuma ter cliente espalhados por várias regiões do Brasil. O que torna inviável a utilização de apenas um veiculo para a entrega, tanto pelo custo quanto principalmente pelos prazos que precisam ser cumpridos.

Por outro lado, a carga completa está voltada para os negócios B2B (que é a relação de empresa para empresa) normalmente os volumes e cargas são maiores em quantidades, por isso a necessidade de um caminhão único.

Planejamento de rota: O transporte de carga completa pode seguir uma rota fixa, por se tratar de uma única entrega a ser realizada, já no caso de carga fracionada, é necessário fazer o planejamento de rotas, visando principalmente a eficiência e rapidez na entrega.

Custo do transporte: Estabelecer a opção mais vantajosa é difícil, principalmente em termos de custos, pois essa escolha depende de diversos fatores como a necessidade do cliente e quais produtos estão sendo transportados. Em uma visão geral pode-se dizer que a carga completa é mais vantajosa para grandes volumes, e a carga fracionada pode ser melhor para quem tem muitos clientes e esses clientes compram poucos itens.

Segurança da carga: O transporte fracionado oferece menor segurança para as cargas, dado a quantidade e etapas que a entrega passa. Por isso as entregas que foram feitas nessa modalidade necessitam de muito cuidado no manuseio do produto para evitar perdas ou qualquer coisa que ocasione na insatisfação do cliente.

Tempo de entrega do pedido: Geralmente a carga completa tende a ser menor em questão de separação do pedido até a entrega. Isso acontece pois o número de etapas no processo diminui consideravelmente e a rota de entrega é direta, ou seja, não há desvio até chegar ao destino final, diferentemente das cargas fracionadas.

De modo geral, cada um atende um propósito, por isso é fundamental conhecer para otimizar as rotinas e os custos logísticos.

 E aí, gostou desse artigo? A Gubel entende do assunto e pode te ajudar com suas entregas. Entre em contato conosco.

Compartilhe:

Gostaria de fazer uma cotação?