Logística de armazenagem: Como é feita?

Antes considerada apenas uma etapa dos processos de uma empresa, hoje é vista como aquela que conta com uma infinidade de produtos e materiais. A logística de armazenagem se tornou uma estratégia muito utilizada visando melhorar o desempenho desse mercado. Até porque garantir que os itens sejam armazenados de forma pensada facilita na hora de atender determinadas demandas de entrega. Todos esses passos acarretam na experiência final do usuário, de forma mais positiva e agradável possível.

Para que a logística da armazenagem realmente funcione, é necessário que todos os procedimentos dentro da empresa sejam executados corretamente, caso contrário, não há como ter uma ação estratégica e, consequentemente, os resultados podem não aparecer.

Como funciona?

Como diversos processos, esse também envolve inúmeras etapas para garantir a conservação e armazenamento de produtos, e através desse controle logístico é possível alcançar benefícios como:

  • Equilibrar ofertas sazonais;
  • Entregas de produtos mais rápidas;
  • Garantir a produtividade;
  • Maximizar a eficiência da mão de obra;
  • Melhorar o processo de produção;
  • Entre outros.
  •  

Sabendo de tudo isso, é necessário manter-se atento ao controle e execução das etapas: Entradas – O recebimento das mercadorias é a porta de entrada para os estoques. Assim sendo, é uma etapa que precisa ser organizada com antecedência.

Estoque – Após o recebimento das mercadorias, os operadores precisam fazer a verificação dos produtos.

Identificação – Aqui deve-se realizar a identificação e o lançamentos dos itens no sistema da empresa.

Fracionamento – Essa etapa costuma ser bastante trabalhosa, pois os itens têm que ser diferenciados, selecionados e distribuídos um por um.

Armazenagem – Essa é a hora dos profissionais distinguirem qual é o tipo certo de armazenamento para cada item de acordo com suas características.

Entrega – Esse é o processo final, mas não significa que acabou, se todo o processo correr bem, a entrega poderá ser realizada dentro do prazo ou até em um prazo menor, mas a empresa não está livre de possíveis falhas, erros e prejuízos, por isso é importante que tudo seja bem monitorado, até a etapa final.

Por que esse tipo de logística também é importante?

O foco da Logística de armazenagem é, como o próprio nome já diz, o armazenamento dos itens. Sendo assim, para que as outras etapas do processo até a finalização sejam bem executadas é necessário que a armazenagem seja feita corretamente, o que implica em ter grande controle sobre o estoque de produtos, esse tipo de controle e logística é indispensável para qualquer empresa, pois coloca em pauta o controle dos itens e do tempo até a entrega, reduzindo assim custos, e economizando tempo mostrando maior resultado.

Gostou do tema? Está precisando de ajuda na logística ou transporte? Então clique e continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhe:

Gostaria de fazer uma cotação?