Transportadora x Correios

Qual a melhor alternativa?

Muito provavelmente você sabe que existe uma diferença entre esses dois tipos de transporte de mercadorias. Mas você sabe escolher e indicar qual desses serviços é o melhor e em qual momento é necessário utilizar cada um deles?

Fique tranquilo, até o final dessa matéria você saberá selecionar a melhor alternativa para sua empresa.

Não é segredo para ninguém que o frete é um dos fatores determinantes na hora da compra de um produto. Quanto mais acessível esse valor for, claro que unido de um prazo curto, maior a probabilidade de o serviço ser escolhido pelo cliente. Entre Transportadora e Correios, a confusão é comum. Por isso abordaremos aqui as principais diferenças e características entre esses dois tipos de serviços. E iremos te ajudar a escolher a modalidade de transporte de produtos que mais se ajusta a suas necessidades. Continue lendo este post!

Abaixo acompanhe as particularidades de cada tipo de frete e saiba como escolher o que vai melhor atender seus objetivos e de seus clientes.

Valor do frete

Até mesmo o custo de frete do Correios pode ser competitivo com as transportadoras. Este é um dos fatores que mais podem influenciar no fechamento de qualquer venda ou negócio. Quando se trata de mercadorias de menor porte e de pouco peso (como produtos de E-Commerce), muitos comerciantes optam por contatar os serviços dos Correios. Pois acreditam que se trata de um serviço rápido e voltado especialmente para esse tipo de entregas. Além de ser um pouco mais acessível também aos bolsos, já que o valor é calculado pelo peso do pacote.

Entretanto, de acordo com especialistas de logística, seja no transporte de cargas parciais ou enviadas no mesmo volume de pedidos, uma transportadora pode oferecer um trabalho melhor. Sendo então a melhor alternativa para aqueles que buscam otimizar ainda mais suas entregas e ter qualidade no serviço. Como os motoristas transportam por cidades e capitais com maior frequência, a probabilidade de os clientes receberem os produtos em menor tempo é mais garantida.  

Prazo de entrega

Alinhado aos custos de frete, temos também outro grande fator importante que influencia muito na decisão de compra: o prazo de envio e de recebimento dos produtos. Em muitos casos, pode-se notar que quanto mais longo o prazo, mais barato o frete e a mesma coisa pode acontecer ao contrário. Por isso é importante existir um equilíbrio entre esses custos e um alinhamento entre valor e expectativas.

O caso depende basicamente do consumidor, ou seja, existem consumidores que realmente não se importam com o tempo de entrega contanto que paguem pouco pelo frete. E existem aqueles que preferem pagar mais e terem uma entrega mais rápida, por isso é importante entender o público-alvo.

Por mais que a entrega por Correios seja econômica, ela oferece prazos de entrega maiores que os outros meios. Já no envio por transportadora, o serviço ocorre de forma inversa, sendo mais eficiente, direto e mais personalizado para cada cliente. 

Disponibilidade dos serviços

Os Correios costumam ser a primeira alternativa por conta de toda sua abrangência nacional. Mas nem sempre é possível usufruir dos seus serviços (como quando estão em greve, por exemplo). Já com as transportadoras, esse tipo de problema não acontece, pois ao contratar os serviços de uma empresa de transportes, ela assume total e completa responsabilidade em cumprir as entregas, no prazo definido. A transportadora também é quem irá responder por eventuais atrasos ou qualquer dano que prejudique os produtos. Uma boa vantagem, não é mesmo?

Ou seja, cada cliente tem uma necessidade diferente por preços e prazos, assim como cada tipo de mercadoria demanda embalagens e custos variados de frete. O ideal é que todas as situações possam ser atendidas adequadamente.

Quantidade de pedidos

Se o volume de produtos for alto e para a mesma região, é muito indicado o uso de transportadora, justamente pela entrega personalizada e melhor gestão de tempo e verba, sendo um serviço que irá atender mais pedidos e ter mais lucratividade

Se o mesmo volume de produtos, por exemplo, for enviado pelos correios, o valor investido no frete pode ser muito alto, isso porque cada pacote gera uma taxa individual, encarecendo o serviço.

Gaste pouco com seu transporte – faça uma cotação

Fator distância

É importante contar com uma transportadora eficiente e que seja capaz de atender à todos os compradores, isso é um diferencial muito competitivo e extremamente importante. Uma transportadora com veículos apropriados, pode ser a alternativa para garantir agilidade e eficiência nas entregas, independente das distâncias.

Rastreamento de produtos

O rastreamento dos pedidos é um adicional que pode ou não fazer diferença no pós-compra, o rastreio garante com que o cliente acompanhe sua compra e espere tranquilo por sua entrega. Tanto correios como transportadoras oferecem esse serviço, a diferença principal é a rapidez na atualização do sistema de entregas. Como sempre, a velocidade também é primordial para a eficiência desse serviço.

Por fim, como você pode analisar, a decisão entre correios e transportadora é algo que acaba ficando a critério da empresa e as necessidades do negócio, mas é sempre preciso levar em consideração a análise de preços e pesquisas de mercado.

A equipe Gubel indica que você opte por aquela que priorize um bom atendimento e a credibilidade do serviço.

Agora que já conhece a importância de escolher entre correios e transportadora, use as nossas informações para oferecer um serviço com maior qualidade.

 

Gostou do tema? Quer saber mais sobre o transporte de cargas e como economizar com esse serviço? Entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe:

Gostaria de fazer uma cotação?