O que é Frete FOB?

Diferentemente do frete CIF, quando o próprio fabricante se encarrega da entrega do produto, na modalidade de frete FOB esse processo ocorre de forma contrária. É um tipo de distribuição a qual o transporte fica a cargo do próprio comprador, ficando cada vez mais comum. Vamos explicar o porquê.

O Frete FOB é um dos conceitos dos Incoterms (International Commercial Terms) em português (Termos Internacionais de Comércio). Se você quer aprender sobre as siglas do mundo de transporte e logística clique aqui.

O frete CIF como retratamos em outro artigo por aqui, é uma modalidade muito utilizada em negociações B2B. Portanto o frete FOB é mais popular para consumidores B2C.

A sigla FOB é uma sigla que se refere à expressão “free on board” ou “livre a bordo”, na tradução para o português. O nome se refere ao fato de que nessa modalidade o frete fica por conta do cliente e o vendedor fica livre de suas obrigações a partir do momento em que o produto adquirido deixa o depósito e vai em direção ao consumidor. Passando as responsabilidades para a empresa de transporte contratada.

Para o vendedor, o frete FOB acaba sendo mais favorável, pois suas responsabilidades acabam no momento em que a entrega é coletada, sendo suas responsabilidades apenas as embalagens em perfeitas condições para o envio.

Para o comprador, a escolha de poder escolher prazos de entregas e empresas especializadas pode ser um diferencial positivo. Além do fato do comprador realmente ter contato direto com a transportadora do produto e ter mais controle sobre o transporte.

A Gubel indica o Frete FOB?

Bom, é necessário ter em mente que são fatores diferentes e que devem ser analisados item a item. Além de que é preciso pensar sobre a responsabilidade do frete: você prefere ser 100% responsável ou pagar um custo a mais para que a empresa fornecedora seja?

O frete FOB sem dúvidas é uma opção ótima para compradores pequenos e que gostam de acompanhar passo a passo de suas encomendas até o destino final. Por isso essa modalidade se encaixa perfeitamente no caso de clientes finais e empresas que tenham exigências específicas ou já tem parcerias com outras transportadoras. O frete FOB é um dos mais utilizados em operações nacionais e internacionais. É um processo menos burocrático, simplificando algumas questões do vendedor e algumas do comprador.

Cada modalidade é única e dependendo do seu negócio nada impede que você trabalhe com ambas possibilidades e teste qual delas funciona melhor para você.

Compartilhe:

Gostaria de fazer uma cotação?